Proibida venda de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Saúde - Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026

Comunicado à população – Proibição e recolhimento de fórmulas infantis
A Anvisa publicou a Resolução nº 32/2026 determinando, de forma preventiva, a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da empresa Nestlé Brasil Ltda. A medida foi adotada devido ao risco de contaminação por cereulide, toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia.
O recolhimento é global e voluntário, iniciado pela fabricante após a identificação da toxina em um ingrediente proveniente de fornecedor internacional, relacionado a uma fábrica na Holanda. Apenas lotes específicos foram afetados; os demais permanecem seguros.
No Brasil, os produtos e lotes a serem recolhidos são:


Acesse a íntegra da Resolução 32/2026 em https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=07/01/2026&jornal=515&pagina=461&totalArquivos=467
Orientações aos pais e responsáveis:
Verifique o número do lote no rótulo do produto. Caso pertença aos lotes recolhidos, não utilize. Para informações sobre troca ou devolução, entre em contato com o SAC da Nestlé indicado na embalagem. Se a criança apresentar sintomas após o consumo, procure atendimento médico e informe o produto consumido, levando a embalagem, se possível.
Mais informações sobre o uso seguro de fórmulas infantis estão disponíveis no site da Anvisa.
Para mais informação acesse e fonte:https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2026/proibida-venda-de-formula-infantil-com-risco-de-contaminacao-por-toxina
