De acordo com o comunicado do Governo do Estado de São Paulo no dia dezesseis de junho de dois mil e vinte deverão ser retomadas as aulas presenciais, onde o aluno terá a oportunidade de frequentar às mesmas normalmente, porém com restrição de quantidade de alunos por turma % seguindo todos os protocolos sanitários indicados pela O.M.S.(Organização Mundial de Saúde).
A reabertura das Escolas seguirá o protocolo e está amparado nas seguintes diretrizes:
Essas diretrizes são essenciais para a reabertura e buscam garantir o bem-estar físico, social e emocional de todos os envolvidos;
As ações serão apresentadas da seguinte maneira:
As escolas terão uma rotina de limpeza garantindo a higiene (água, sabão, desinfetante, álcool, etc.) para obtenção da segurança dos alunos e da equipe escolar e seguirá os protocolos oficiais de saúde e segurança, fornecido pela Secretaria do Município de Conchas, para os familiares e cuidadores responsáveis.
Esta retomada presencial contará com a parceria dos familiares, estes desempenharão um papel fundamental ao trazer os alunos de volta às aulas.
A orientação será que: se a criança apresentar dor no corpo, tosse, dor abdominal, diarreia, dor no peito, manchas pelo corpo e febre (37,5º ou superior), o mesmo não deverá vir à escola.
Para o retorno das aulas presenciais a equipe gestora de cada unidade escolar fará uma reunião com os familiares informando-os sobre como será a retomada das aulas.
A reunião será pautada nos seguintes assuntos:
Na retomada às atividades presenciais, os professores deverão através de atividades diferenciadas analisar o nível de aprendizagem dos seus alunos.
Será importante a observação de cada professor para verificação das principais defasagens devido o período das aulas remotas.
É muito importante neste momento fazer com que cada aluno tenha o maior aproveitamento do que foi perdido ao longo de ano letivo de 2.020 e primeiro semestre de 2.021, temos que estar cientes que haverá alunos que avançaram, outros que mantiveram estáveis e também os que regrediram.
Cada professor deverá ter autonomia para trabalhar com suas turmas da melhor forma possível, sempre respeitando os níveis de aprendizagens e individualidades de cada aluno.
O intuito será informar a comunidade sobre os protocolos de retomada realizado pelas escolas e a forma que essas informações serão vinculadas.
Todos os meios de comunicação deverão ser utilizados: via whatsApp dos pais, guia de orientação para as famílias, termo de responsabilidade assinado e arquivado no prontuário dos alunos, comunicado fixado na secretaria das escolas, organizações, comunicação visual nos espaços escolares (cartazes e adesivos) e as redes de comunicação online para que haja a garantia da saúde dos profissionais e alunos.
As escolas deverão colocar em suas repartições cartazes e sinalizações (adesivos) com informações sobre técnica de lavagem das mãos e lembretes de utilização de sabonetes/álcool gel 70% e banners com informações didáticas sobre sintomas e a importância da vigilância rigorosa e da responsabilidade de todos com o grupo.
Deverá ser enviado as famílias o guia de orientações com as informações necessárias para a conscientização dos pais sobre a retomada.
3.Alimentação
Os profissionais da cozinha deverão observar as orientações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde referente às práticas de organização e higiene necessárias para garantir alimentos seguros, envolvendo todas as etapas de manipulação: recebimento, cuidados com as embalagens, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos.
O cardápio será descrito pela nutricionista da Prefeitura, os pratos deverão ser prontos.
As inspetoras e auxiliares mesmo em distanciamento social manterão a afetividade, o diálogo, as ações de incentivo, à experimentação e consumo de alimentos no momento do intervalo/lanches.
Período das Refeições:
Respeitando às medidas de distanciamento físico se aplica a todos os contextos e espaços: tempos de trânsito, circulação e distribuição das refeições. Haverá o distanciamento de 1,0 metro por aluno cumprindo o protocolo sanitário. Deverá ser garantida a ventilação do ambiente durante os momentos de preparo e distribuição das refeições.
Durante as refeições deverá ter isolamento por turmas para que não haja aglomeração. A equipe da limpeza irá seguir as orientações técnicas e protocolos de higiene da Vigilância Sanitária. Durante as refeições deverá ter escalonamento por turmas para que não haja aglomeração. A
equipe da limpeza irá seguir as orientações técnicas e protocolos de higiene da Vigilância Sanitária.
Os cuidados tomados deverão ser seguintes:
Serão orientados a manterem bons hábitos de higiene pessoal e as boas práticas de manipulação dos alimentos e a restringir à entrada de pessoas na cozinha sem a permissão e higienização adequada.
Haverá instrução sobre a limpeza das embalagens seguindo rigorosamente as orientações técnicas e protocolos de higiene da Vigilância Sanitária antes de colocar os alimentos ou materiais dentro da cozinha e manter-se atentas sobre a higienização das frutas, verduras e legumes crus.
Esses alimentos deverão ser lavados em água corrente e depois colocados em solução de hipoclorito de sódio (diluição do produto em água potável conforme orientação do fabricante.
Caso haja algum profissional que apresente sintomas que indiquem contaminação pelo novo Coranavírus deverá comunicar imediatamente a equipe gestora.
4-Limpeza
A equipe de limpeza e demais funcionários deverão estar cientes da higienização dos ambientes após cada uso, as superfícies de toque (mesas, equipamentos, teclados, maçanetas dos banheiros, portas das salas de aula, etc) deverão ser higienizados com álcool em gel 70%.
A equipe de limpeza deverá ficar atenta as áreas comuns (recepção por exemplo) e sempre estarem atentos na entrada das escolas e demais espaços para a reposição do álcool gel 70% caso haja a necessidade.
Enquanto as escolas estiverem em uso os ambientes deverão ser mantidos abertos, as janelas externas deverão ser mantidas abertas obrigatoriamente ou qualquer outro tipo de passagem de ar, contribuindo para a circulação e renovação do ar do ambiente.
Os banheiros deverão ser mantidos com sabonete líquido, álcool em gel 70% e toalhas de papel não reciclado. O fluxo de alunos ao banheiro será monitorado por um funcionário apto para atendê-los.
A área da cozinha deve ser mantida limpa o tempo todo. Todos os utensílios como geladeira, micro-ondas devem ser limpos.
Os bebedouros serão utilizados somente para encher garrafas e copos descartáveis seguindo a higienização com álcool 70% antes e depois. Cada funcionário, corpo docente, gestores, corpo discente deve ter seu squeeze (garrafa para águas), copo ou caneca, deverá levar para casa todos os dias,não poderão ficar na escola.
Os funcionários das escolas deverão passar por treinamentos para conhecerem os protocolos de retomada, plano de comunicação e guia sanitário. Os departamentos deverão estar cientes de suas obrigações e regras a serem seguidas como prevenção ao contágio do Coronavirus.
Todos os funcionários deverão trabalhar diariamente com máscaras (pano ou descartáveis), trocando de duas em duas horas no mínimo.
Os professores e agentes deverão utilizar diariamente aventais, sendo higienizados em casa pelo(a) próprio(a) usuário(a).
Cada funcionário deverá cuidar do seu ambiente seguindo o protocolo de guia sanitário e deverão ficar atentos para:
Salas de Aula
Deverão ser organizadas de acordo com o protocolo de retorno as atividades presenciais da rede municipal e demais documentos que indicam as seguintes instruções:
As escolas deverão disponibilizar uma sala para se necessário acolher alunos e funcionários, caso apresente sintomas do Covid-19 após a entrada na escola, a equipe gestora deverá levar imediatamente esse aluno ou funcionário para a sala e aguardar a chegada dos pais ou responsáveis (aluno) ou um adulto (funcionário) para levá-los ao médico.
Nesta sala deverá ter uma ficha de atendimento com todos os dados necessários para ser entregue a um agente da Secretaria Municipal de Saúde.
Após o uso da sala a escola deverá cumprir o protocolo de higienização da mesma; fazer um comunicado interno sobre o caso de suspeita e ficará no aguardo da confirmação do resultado do exame. Caso confirmado o aluno(a), funcionário(a) deverá ser afastado para cumprir em casa o período de quarentena;
O responsável pela secretaria irá controlar a entrada e saída de funcionários, alunos e demais pessoas estando com máscara. Não deverá permitir aglomerações e deverá comunicar a equipe da limpeza sobre o término do álcool gel 70% no suporte da parede ou mesa de atendimento.
Objetivando o bom andamento da rotina escolar com as precauções cabíveis os períodos de entrada, atividades coletivas e saída devem ser bem organizadas de modo que cada unidade escolar garantam os cuidados necessários à saúde.
As recreações devem ser organizadas por grupos de classe, considerando as recomendações relacionadas às regras de distanciamento físico. Caso haja dificuldades organizacionais, elas podem ser substituídas por momentos de lazer dentro da sala de aula.
Na entrada os pais ou responsáveis e alunos, deverão estar com máscaras (crianças a partir e de três anos) e aguardar nas demarcações até serem atendidos. O atendimento deverá ser de um aluno por vez e deve ter a duração de dez a quinze segundos por aluno.
O atendimento será composto por três etapas que serão:
O protocolo de saúde recomenda o uso de máscara de pano ou descartável, as escolas, portanto, exigirão de todos os colaboradores o uso da mesma (ou outro material que garanta a preservação da saúde de todos.
As máscaras devem ser trocadas a cada duas horas, todos deverão trazer um saco plástico ou sacolinha para colocar as máscaras sujas.
Enviar uma troca de roupa na mochila ou uma sacolinha/ saquinho para guardar a troca de roupa (se necessário).
8.Organização Pedagógica
As escolas deverão manter o vínculo com as famílias via WhatsApp e plataforma.
No retorno presencial às aulas, as escolas farão com que se cumpra rigorosamente os protocolos de saúde e organização em suas propostas pedagógicas atividades de aprofundamento de estudos como garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos.
Cada professor deve ter autonomia para elaborar atividades dentro de sua realidade escolar, sempre adequando os conteúdos para que realmente garanta o processo ensino-aprendizagem.
Os alunos continuarão com as atividades de acordo com a BNCC tendo como norte os campos de experiências, dando aos docentes autonomia para desenvolver as atividades de acordo com sua realidade, promovendo a interdisciplinaridade e garantindo o direito de aprendizagem: conviver, explorar, participar, brincar, expressar e conhecer-se.
Cada docente deverá ter autonomia para optar pelas atividades que serão aplicadas as suas turmas, estas contidas nas apostilas ou atividades diferenciadas, estas intervenções devem ser adaptadas pelos docentes de acordo com as necessidades para garantir o processo ensino-aprendizagem com sucesso.
Sabemos que devido a pandemia do Coronavírus as aulas presenciais foram suspensas no mês e março de 2020 sendo prorrogada até então. Devido a tudo que passamos, a dificuldade de adaptação e dificuldade das aulas remotas, notou-se que precisamos estar cientes que devemos garantir a aprendizagem real, que possamos considerar as dificuldades e impossibilidades existentes nesse período. Por esse motivo considera-se essencial que o biênio 2020/2021 sejam vistos para atender os objetivos da aprendizagem e desenvolvimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular.
As famílias deverão ser orientadas sobre o transporte e as medidas de higiene que serão tomadas no percurso, monitores e motoristas deverão manter os ambientes ventilados, evitando circular com janelas fechadas e orientarão os alunos a manter-se nos lugares para sua segurança e prevenção. Na entrada no transporte haverá aferição da temperatura.
10.Termo de Consentimento e Termo de responsabilidade.
Mediante as orientações sobre a retomada das aulas presenciais a Secretaria Municipal de Educação, elaborou dois termos de consentimento e um termo de responsabilidade, o qual relata que os familiares deverão informar a escola em caso de viagens próximas, pessoas de convívio que apresentam COVID-19 e alterações na saúde do aluno.
O Termo de consentimento e retomada das aulas presenciais, descreve que os pais ou responsáveis aceitam e concordem com todas as medidas de segurança adotadas inclusive o teste COVID-19 e alterações na saúde do aluno.
O de consentimento das aulas nãopresenciais descreve que os pais ou responsáveis do mesmo está ciente de todas as medidas adotadas e com todas as explicações fornecidas pela escola, sobre os riscos de infecção pelo vírus em ambiente escolar, mesmo assim não autoriza o filho(a) a retomar às aulas presenciais, responsabilizando a realizar todas as atividades remotas enviadas via WhatsApp e plataforma da Escola.
No termo de responsabilidade os pais ou responsáveis deverão assinar demonstrando estar cientes de todas as orientações descritas no Guia de Orientação e por documentos citados pela escola para o retorno às aulas presenciais.
O atendimento nas escolas será constantemente reavaliado para o bom andamento das aulas presenciais, mantendo o bem-estar físico e emocional de todos os envolvidos.
Conchas